sexta-feira, 13 de março de 2015

Inovações para aspectos críticos do cuidado de saúde

Ao considerar a enormidade de aspectos críticos do campo da saúde, o ILC-BR coloca em pauta os temas “Cobertura Universal de Saúde”, “Demência” e “Comunicação de mensagens complexas da Saúde”, mobilizados, entre outros, no simpósio anual da Conferência Mundial de Cúpula em Inovações para a Saúde (World Innovation Summit for Health - WISH). Esses temas integraram os relatórios de pesquisa publicados e apresentados no WISH 2015*.
 
O ILC-BR se alinha ao WISH em suas reflexões e orientações das questões da Saúde ao redor do mundo. O WISH é uma Comunidade Global de Cuidados de Saúde constituída com a missão de captar e disseminar as mais sólidas idéias baseadas em evidências, de modo a fornecer soluções globais que salvem vidas e poupem recursos.
 
Estima-se que entre 2011 e 2013, o custo agregado no tratamento de Doenças Não Trasmissíveis, em todo o mundo, será de 30,4 trilhões de dólares.
 
A atuação do WISH se estrutura na pesquisa desenvolvida em nível global, para identificar os desafios do cuidado de saúde e transformá-los em recomendações e marcos para os governos em todo o mundo. Os achados de pesquisa são comunicados aos experts internacionais durante os simpósios anuais, com o intuito de inspirar mudanças e colaborações. Grupos de experts elaboram relatórios balizadores dos debates empreendidos em cada simpósio anual. Cada relatório indica por que o tema é importante e faz recomendações.
 
COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE

O relatório sobre este tema reafirma o acesso ao cuidado de saúde como direito humano básico, além da tendência mundial de um movimento crescente pela cobertura universal. Entre as perguntas do relatório, destaca-se o questionamento sobre quais grupos populacionais e serviços que devem ser cobertos.
 
A meta deste relatório é manter a “cobertura universal de saúde” como a mais alta prioridade da agenda global de saúde e estimular o debate fundamentado, além de ações por todo o mundo.
 
Por que esse tópico é importante?
  • Neste momento, em todo o mundo há um bilhão de pessoas sem acesso aos serviços básicos de saúde.
  • Todo ano, milhões de pessoas são lançadas à pobreza por despesas de saúde pagas pelo próprio bolso.
  • Em dezembro de 2012, a Organização das Nações Unidas publicou uma resolução instando todos os países a planejarem a implantação da cobertura universal de saúde ou definirem uma transição de seus sistemas nessa direção.
  • Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cobertura universal de saúde é o mais poderoso conceito que a saúde pública pode oferecer.
  • Se implantada corretamente, a cobertura universal de saúde pode proporcionar benefícios significativos em termos de saúde, economia e política.
Recomendações
 
O planejamento e a implementação da cobertura universal de saúde formam um processo que não pode ser visto como adequado a qualquer contexto. Cada país deve levar em conta as necessidades de saúde específicas de sua população, assim como o nível de desenvolvimento econômico e sua conjuntura política.
 
Entretanto a revisão das evidências de pesquisa identificou algumas questões chave sobre as quais se realizam consensos sobre abordagens da cobertura universal de saúde que são mais efetivas do que outras, a saber:
 
¨Foco no alcance de cobertura total de um conjunto de serviços.
 
¨Escolha de mecanismos públicos de financiamento, como impostos ou contribuições de seguro social de saúde.
 
¨Compromisso político sustentável, oriundo do mais alto nível de governo – inclusive no nível estadual, como fator essencial para o sucesso de reformas.
 
Essas recomendações foram endossadas por inúmeras organizações, inclusive o Banco Mundial e a Comissão do Lancet. O relatório foi elaborado sob a coordenação de Sir David Nicholson, co-autor do documento com Robert Yates, Will Warburton, Gianluca Fontana.
 
DEMÊNCIA
 
A demência influencia a qualidade de vida e causa grandes tensões aos cuidadores e aos sistemas de saúde. O cuidado da demência gera custos extremamente altos e insustentáveis, além de ser prestado, predominantemente, de maneira informal.
 
Nesse contexto, há uma necessidade urgente de identificar e disseminar abordagens inovadoras e custo-efetivas, voltadas ao diagnóstico precoce e ao gerenciamento clínico.
 
Por que esse tópico é importante? 
  • A cada quatro segundos há um novo caso de demência no mundo.
  • Em 2013, aproximadamente 44 milhões de pessoas em todo o mundo tinham demência; a expectativa é que esse número chegue a 76 milhões em 2030 e 135 milhões em 2050.
  • O custo do cuidado de pacientes com demência foi estimado em 604 bilhões de dólares em 2010 – o equivalente a um por cento do GDP global. Espera-se que, em 2050, os custos excedam 1 trilhão ao ano, apenas nos Estados Unidos.
  • Se o cuidado da demência fosse um “país”, seria a 18ª maior economia do mundo.
Recomendações
 
A partir de dez recomendações chave para políticas a serem consideradas pelos governos, as recomendações visam melhorias para os indivíduos que vivem com demência.
 
¨Desenvolver um plano nacional para demência.
 
¨Aumentar a consciência sobre demência.
 
¨Incluir a saúde do cérebro como requisito para a vida saudável.
 
¨Melhorar a produção de evidências para demência.
 
¨Aperfeiçoar o cuidado da demência.
 
¨Fortalecer a integração e a coordenação de sistemas de cuidado de saúde e social.
 
¨Desenvolver e financiar estudos longitudinais.
 
¨Reduzir barreiras para a produção de medicamentos.
 
¨Buscar compromisso governamental para investimento de pelo menos um por cento do custo do cuidado no país.
 
¨Facilitar a inovação de mecanismos de financiamento.
 
O relatório foi elaborado por Ellis Rubinstein, Cynthia Duggan, Brett Van Landingham, Didi Thompson, Will Warburton.
 
COMUNICAÇÃO DE MENSAGENS COMPLEXAS DA SAÚDE
 
Na área da saúde, as mensagens trocadas são essenciais para criar e manter o bem estar para todos – qualquer que seja a situação: encaminhar uma doença apropriadamente; manter e melhorar a saúde ou conter crises de saúde pública.
 
O relatório sobre a comunicação na Saúde reconhece que apenas uma comunicação efetiva não resolve os problemas globais nessa área, mas representa um importante papel na integração entre o que é conhecido, o que é dito e o que é feito nas políticas de saúde e nos serviços.
 
Por que esse tópico é importante? 
  • Importantes desafios são interpostos pelas populações de pessoas idosas, pelo aumento das doenças relacionadas ao estilo de vida e pela contínua carga de doenças infecciosas.
  • Os indivíduos são instados socialmente para fazerem escolhas inteligentes para sua saúde, mas vem se reduzindo a confiança em fontes tradicionais de informação.
  • Há uma necessidade vital de inovação e mudança na forma como a saúde é comunicada.
Recomendações
 
¨Condicionar o financiamento da comunicação ao planejamento da comunicação baseada em evidências.
 
¨Organizações de saúde devem ter coordenadores de comunicação em suas diretorias.
 
¨Construir capacidade por meio de treinamento de habilidades de comunicação.
 
A complexidade da comunicação em saúde tem contribuído para a ocorrência de dano e de resultados indesejados, que geram conseqüências locais e globais. Autores do relatório: L. Suzanne Suggs, Chris McIntyre, Will Warburton, Sarah Henderson, Peter Howitt.
 
*O World Innovation Summit for Healt (WISH) é uma iniciativa da Fundação Qatar para Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário. O WISH 2015 foi realizado de 17 a 18 de fevereiro, em Doha, Qatar. Alexandre Kalache, co-presidente da Global Alliance of International Longevity Centers (ILC-GA) e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), foi um dos delegados presentes ao evento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário